terça-feira, 10 de março de 2009

A ESSÊNCIA DO BRINQUEDO


Habitualmente, o brinquedo é visto como uma forma de atividade espontânea, que tem função autônoma. Não é fácil englobar, em uma única forma a essência do brinquedo.
Segundo o estudioso holandês JOHAN HUIZINGA (1980), não se brinca a não ser por iniciativa própria ou por livre adesão. Um brinquedo obrigatório perde o caráter de brinquedo; é, evidentemente, outra coisa qualquer.
O brinquedo é definido pelo próprio participante como fictício, como não real, como estranho à vida efetiva (é de brincadeira, não é a sério); todavia, é capaz de absorver inteiramente o indivíduo, que se afasta da realidade.
Mesmo sendo uma atividade espontânea, o brinquedo desenvolve-se dentro de limites e de lugar estabelecido e, sobretudo segundo normas próprias.
Não há um brinquedo sem as regras do jogo. HUIZINGA menciona, por fim, um último caráter que se refere à sociabilidade da atividade lúdica. A maior parte dos brinquedos tem caráter coletivo e a participação coletiva em um brinquedo cria determinadas ligações afetivas que são típicas e importantes.
Os bons brinquedos são geralmente aqueles que a criança pode usar de várias maneiras. Os brinquedos que mais ajudam as crianças a se desenvolverem, são aqueles adequados aos seus interesses e às suas necessidades de aprendizagem.
À medida que a criança vai se desenvolvendo física e mentalmente, a margem de escolha de brinquedos aumenta. Aos poucos ela começa a manifestar preferências por brinquedos socialmente considerados como mais adequados para seu sexo (classificação imposta pelos adultos). Muitas crianças se apegam a algum brinquedo, que passa a ocupar um lugar especial em sua vida e em seu desenvolvimento.
Na opinião de SALLES (1984), os brinquedos podem suscitar na criança longos momentos de contemplação e êxtase.
Acredito que os brinquedos representam um mundo imenso, infinito, cheio de promessas, surpresas. São as riquezas do imaginário infantil, através deles as crianças liberam os seus sentidos, em todos os sentidos.

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